Jornalismo: Profissão Rock'n'Roll

Confira o que aconteceu no Prêmio Comunique-se 2016

Silvio Luiz e Cid Moreira. Nada mais interessante do que começar o texto sobre a edição do Prêmio 2016 pelos nomes dos dois profissionais que foram os grandes homenageados do evento que se propôs a relacionar o mundo do jornalismo com o estilo musical conhecido por ser "pauleira". Silvio e Cid, que já enfrentaram diversas histórias punks em suas carreiras, simbolizam o tema escolhido: são dois rockstars.

Finalista da categoria "Esportes - Locutor Esportivo" por mais de uma década consecutiva, Silvio Luiz não conseguiu levar para casa o troféu da disputa, sendo superado na votação do público por Luis Roberto, da TV Globo. O narrador da Rede TV teve de subir ao palco do Tom Brasil, em São Paulo, para ser aplaudido de pé pelos mais de 500 colegas que prestigiavam a festa. Ao receber a placa especial, com frase recheada de seus bordões característicos, ele se emocionou. "Se o que vale é competir, eu competi durante esses últimos 13 anos. De coração, obrigado", disse.

Voz padrão do Prêmio Comunique-se desde a 4ª edição, Cid Moreira foi reconhecido pelo que é: um mestre do jornalismo. Assim, o apresentador passou a integrar a galeria da premiação. Diferentemente da maioria dos colegas, que figuram no hall da fama da disputa por vencencerem ao menos três vezes uma mesma categoria/subcategoria, Cid foi informado da razão da honraria: reconhecimento pelo "conjunto da obra". "Vocês devem estar cansados da minha voz. Até eu estou. Fiquei muito comovido, quase chorei", comentou.

Na lista de vencedores da noite do evento realizado dia 27 de setembro, o grande destaque foi Míriam Leitão. Ela levou para casa dois troféus de grande vencedora, superando os demais colegas em "Colunista - Opinião" e "Economia - Mídia Falada". Nessa última, ela conquistou o direito de integrar a galeria de "Mestres do Jornalismo". Com isso, a profissional se tornou duplamente mestra, já que tem seu nome na história da premiação na divisão "escrita" da economia.

Todo o momento de alegria dos vencedores, mestres e homenageados foi conduzido por um famoso time de apresentadoras. O comando da festa foi dividida em três duplas: Glória Maria & Roberto Cabrini; Fábio Porchat & Mariana Godoy; e Renata Boldrini e Serginho Groisman. Além disso, o evento contou com participações especiais do radialista-humorista Maurício Menezes (que fez paródia de "Quero que tudo vá pro inferno", de Roberto Carlos) e a Banda Venosa, que cantou músicas especiais para noite de gala da imprensa brasileira.

Confira, abaixo, as imagens da noite de gala do jornalismo brasileiro:

Prêmio Comunique-se - 2016

Galerias

Emoção dos grandes-vencedores, destaques da festa e presença de jornalistas renomados. Confira as fotos com os principais momentos do Prêmio Comunique-se.

 Fotos do almoço de lançamento
 Vídeo – Destaques da premiação
 Vídeo – Destaques do almoço