Reconhecer o desempenho do jornalista pelo conjunto do seu trabalho em determinado período, em vez de avaliar um trabalho específico.

Essa é a proposta inovadora do Prêmio Comunique-se, que também se diferencia pela forma com a qual finalistas e vencedores são eleitos: pelo votos dos próprios internautas do Portal Comunique-se.

O Prêmio divide-se em três fases:

Na primeira, são indicados dez profissionais para concorrerem em cada categoria, com base nas sugestões da comunidade de profissionais da comunicação cadastrados no Comunique-se. Na segunda etapa, os jornalistas escolhem três finalistas para cada categoria. E, na última fase, os mesmos eleitores decidem quem são os vencedores.

Em todo o processo de definição de indicados, finalistas e vencedores, a votação é totalmente online, sendo as últimas sete edições acompanhadas pela empresa de auditoria independente Deloitte.

Edição 2003

Edição 2003

Uma noite estilo Oscar. Assim foi a entrega do Prêmio Comunique-se de Jornalismo e Comunicação Empresarial 2003. Apesar da chuva e do frio de São Paulo, o Tom Brasil, localizado no bairro de Santo Amaro, recebeu, no dia 10 de setembro, mais de 500 ilustres convidados, com direito à presença do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), da apresentadora Ana Maria Braga e do tenista Fernando Meligeni.

separador
Edição 2004

Edição 2004

A cerimônia de entrega de troféus do Prêmio Comunique-se 2004 aconteceu em 14 de setembro, na capital paulista, no salão do Credicard Hall. A apresentação ficou a cargo de Carlos Nascimento, vencedor no ano passado na categoria Âncora de TV, e Mônica Waldvogel. Logo no início da cerimônia, a dupla explicou as mudanças nas categorias da disputa. Foram homenageados a jornalista Elsie Dubugras, hoje falecida - à época com 100 anos e ainda na ativa -, o locutor esportivo Osmar Santos e o 'Jornal Nacional', que completava 35 anos.

separador
Edição 2005

Edição 2005

A edição 2005 do Prêmio Comunique-se trouxe uma novidade: com o objetivo de mostrar a evolução e amadurecimento da premiação, o troféu foi totalmente reformulado. O artista plástico Guilherme Parpinelli, então membro da equipe do Comunique-se,quis evidenciar o logotipo da empresa. O tema da festa, realizada no Tom Brasil, no bairro paulistano de Santo Amaro, em 14 de setembro, com apresentação de Zeca Camargo e Lorena Calábria, foi "Super-Heróis do Jornalismo".

separador
Edição 2006

Edição 2006

Como em todos os anos, em 2006 o Comunique-se reuniu a nata do jornalismo brasileiro numa festa realizada no Tom Brasil na noite de 12 de setembro. A apresentação ficou por conta de Zeca Camargo e Lorena Calábria, com participação especial de Marina Person. Os convidados aproveitaram a festa, com direito a coquetel, jantar e show de Jorge Vercilo para rever antigos amigos e colegas de profissão.

separador
Edição 2007

Edição 2007

O apresentador Cid Moreira foi o grande homenageado na noite de cerimônia do Prêmio Comunique-se 2007, realizada no Tom Brasil Nações em 18 de setembro. Ao som do Sexteto do Jô, o jornalista global subiu ao palco convidado por Marina Person, que dividiu a apresentação da premiação com Ricardo Boechat e Lorena Calábria.

separador
Edição 2008

Edição 2008

A edição 2008 do Prêmio Comunique-se marcou a estreia da categoria Blog, vencida pelo jornalista Marcelo Tas, que também foi um dos apresentadores da cerimônia de premiação, ao lado de Marina Person e Lorena Calábria. A festa, realizada no HSBC Brasil (antigo Tom Brasil), em 16 de setembro, reuniu cerca de 600 convidados, que curtiram a noite ao som de Bira Bossa Jazz & Banda.

separador
Edição 2009

Edição 2009

O Prêmio Comunique-se 2009 homenageou o 'Jornal Nacional', da Rede Globo, pelo aniversário de 40 anos do noticiário, o de maior audiência no Brasil. A festa, realizada no HSBC Brasil em 29 de setembro recebeu um toque de humor com apresentações de Chico Anysio e Maurício Menezes.

separador
Edição 2010

Edição 2010

Com estilo inovador, a edição 2010 do Prêmio Comunique-se abriu as portas para imaginação. Com o tema “Jornalista, o lutador”, os profissionais que compareceram à noite de gala, realizada em 14 de setembro no HSBC Brasil, se surpreenderam com um ambiente de luta, com ringue e vestiário, em homenagem aos profissionais que batalham diariamente pra levar a informação ao público. A festa foi aberta com a voz inconfundível de Cid Moreira e contou com a apresentação de quatro duplas: Michel Serdan e Patrícia Maldonado; Tiago Leifert e Thalita Rebouças; Ticiana Villas Boas e Milton Jung; e Renata Fan e Oscar Filho.

separador
Edição 2011

Edição 2011

O Prêmio Comunique-se 2011 realizou uma festa descontraída e repleta de glamour, digna do Oscar do Jornalismo Brasileiro. O tema “Todo mundo tem um fetiche e o fetiche de todo jornalista é ganhar o Prêmio Comunique-se” transformou a edição em uma das mais comentadas da história do evento. Com transmissão pela internet, o público acompanhou todos os detalhes da cerimônia, que contou com a apresentação de Tatá Werneck, Heródoto Barbeiro, Ana Maria Braga, Rafael Cortez, Marcelo Tas, Marília Gabriela, Sabrina Parlatore e Cid Moreira.

separador
Edição 2012

Edição Histórica

Em 2012, o Oscar do Jornalismo Brasileiro completou 10 anos de realização. O tema “Edição de Colecionador” trouxe aos participantes um álbum de figurinhas comemorativo e uma “Linha do Tempo” da premiação foi montada no foyer do evento. Os Grupos Bandeirantes, Folha, Estado e Abril e as Organizações Globo foram homenageados por fazerem história na comunicação brasileira. Cid Moreira, Rafael Cortez, Tatá Werneck, Lorena Calábria, Marcelo Tas e Renata Vasconcellos comandaram a comemoração, que também contou com a apresentação divertida de Maurício Menezes.

separador
Edição 2013

Edição 2013

Nessa edição, o Prêmio propôs o tema “Jornalismo! O maior espetáculo da Terra”. Segundo o presidente do Grupo Comunique-se, Rodrigo Azevedo, a temática reforçou o objetivo que a premiação tem de ser “divertida e dinâmica”. Ele destacou a semelhança entre os mundos comunicacional e circense. “O jornalista precisa se dobrar e desdobrar como um contorcionista”. No evento, homenagem-póstuma a Roberto Civita e Ruy Mesquita, dois dos principais responsáveis pela evolução do jornalismo no Brasil. O evento contou com apresentações do Universo Casuo, de Marcos Casuo, protagonista por oito anos do Cirque du Soleil (espetáculo Alegria).

separador
Edição 2014

Edição 2014

Realizada na noite de 23 de setembro, a festa de premiação de mais um Oscar do Jornalismo Brasileiro reuniu mais de 600 profissionais e executivos de comunicação, dentre eles os grandes vencedores da edição. Com o tema da vez relacionando o mundo de agentes secretos com os verdadeiros detetives da informação e da opinião embasada, a noite de gala contou com oito apresentadores, homenagens, recorde e o retorno de “Mestres do Jornalismo” à premiação.

separador
Edição 2014

Edição 2015

“Jornalismo: Superação Olímpica”. Com a temática de valorizar grandes atletas da comunicação, o Prêmio Comunique-se 2015 recebeu, além dos principais profissionais da imprensa nacional, esportistas com histórico de conquistas em competições como Pan-Americano e Jogos Olímpicos. A edição do evento teve recorde de votação, consagrou seu primeiro “Mestre do Jornalismo” estrangeiro, contou com comunicador alcançando a marca de dez vitórias e entregou 26 troféus de grandes vencedores.