Regulamento Geral – Prêmio Comunique-se Edição 2017

 

1. Das disposições gerais

 

1.1. O Prêmio Comunique-se é uma iniciativa da empresa Comunique-se S.A, aqui neste regulamento denominada Comunique-se, destinada a apontar no ano de 2017, mediante votação dos internautas, os melhores profissionais de comunicação do Brasil no período de janeiro a dezembro de 2016.

 

1.2. Os profissionais de comunicação que concorrerão ao Prêmio serão indicados primeiramente pela equipe do Comunique-se, com base nas indicações feitas pelos internautas por meio da votação no Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br) e na página do Prêmio Comunique-se (premio.comunique-se.com.br), conforme detalhado no item 4 deste regulamento. Após a indicação de 10 profissionais/agências de comunicação em cada umas das 13 categorias, sendo 11 delas subdivididas em duas ou três partes, haverá votação para a escolha de dos três finalistas-vencedores de cada um das categorias/subcategorias. Posteriormente, haverá votação para a escolha do grande-vencedor de cada categoria e subcategoria.

 

1.3. Em cada fase de votação do Prêmio Comunique-se, os usuários poderão votar apenas uma vez por subcategoria. Entende-se como “usuário” determinada conta da comunidade mantida pelo Portal Comunique-se, sendo que uma mesma conta/login não conseguirá votar mais de uma única vez na mesma fase da premiação.

 

A empresa de auditoria independente Deloitte, por meio de sua equipe de profissionais especializados em gestão de riscos, efetuará o acompanhamento da votação dos usuários nas duas últimas fases: a de escolha dos três finalistas-vencedores e do grande-vencedor de cada categoria e subcategoria do Prêmio Comunique-se 2017.

2. Das categorias

 

2.1. O Prêmio Comunique-se é dividido em 13 categorias, sendo 11 delas subdivididas em duas ou mais partes, conforme especificado a seguir:

CATEGORIA DESCRIÇÃO
Repórter
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas responsáveis pela apuração e produção de reportagens em áudio e/ou vídeo, independentemente da área, para TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA - Jornalistas responsáveis pela apuração e produção de textos informativos, independentemente da área, para jornais, revistas ou internet.

REPÓRTER DE IMAGEM - Repórteres fotográficos e cinematográficos responsáveis pela produção de imagens, independentemente da área, para TV, jornais, revistas ou internet.

 
COLUNISTA
 

COLUNISTA DE NOTÍCIA - Jornalistas responsáveis por colunas periódicas - em texto, áudio ou vídeo -, de caráter noticioso, em publicações impressas ou eletrônicas de veiculação nacional ou regional.

COLUNISTA DE OPINIÃO/ARTICULISTA - Jornalistas responsáveis por colunas periódicas - em texto, áudio ou vídeo -, de caráter opinativo, em publicações impressas ou eletrônicas de veiculação nacional ou regional.

 
APRESENTADOR/ÂNCORA
 

TV - Jornalistas responsáveis pela apresentação de telejornais de alcance nacional ou regional em emissoras da TV aberta ou em canais pagos.

RÁDIO - Jornalistas responsáveis pela apresentação de noticiários no rádio, em estações AM, FM ou em webrádios, de alcance nacional ou regional.

 
ECONOMIA
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de matérias em áudio e/ou vídeo do setor de economia, negócios e indústria, atuantes em veículos de TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de textos informativos do setor de economia, negócios e indústria, atuantes em jornais, revistas ou internet.

 
ESPORTES
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de matérias em áudio e/ou vídeo do setor de esportes, atuantes em veículos de TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de textos informativos do setor de esportes, atuantes em jornais, revistas ou internet.

LOCUTOR ESPORTIVO - Profissionais responsáveis pela locução/narração de eventos esportivos, atuantes em TV, emissoras de rádio ou webrádios.

 
CULTURA
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de matérias em áudio e/ou vídeo do setor de cultura, atuantes em veículos de TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA  - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de textos informativos do setor de cultura, atuantes em jornais, revistas ou internet.

 
NACIONAL
 

MÍDIA FALADA- Jornalistas responsáveis por colunas, reportagens e/ou edições de matérias em áudio e/ou vídeo do setor de política nacional, atuantes em veículos de TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA - Jornalistas responsáveis por colunas, reportagens e/ou edições de matérias em áudio e/ou vídeo do setor de política nacional, atuantes em jornais, revistas ou internet.

 
BLOG E TECNOLOGIA
 

TECNOLOGIA - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de matérias do setor de telecomunicações, informática, tecnologia e web, atuantes em TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

BLOG - Página na web de notícia ou de análise de fatos feita por um jornalista, independentemente da editoria abordada.

 
Sustentabilidade  

Jornalistas responsáveis por reportagem, edição e /ou produção de colunas de matérias e/ou análises relacionadas ao desenvolvimento sustentável, atuantes em veículos de TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

Correspondente Internacional
 

CORRESPONDENTE BRASILEIRO NO EXTERIOR - MÍDIA FALADA - Jornalistas enviados para outros países por rádios, TVs e portais de internet brasileiros, sendo responsáveis pela cobertura jornalística em áudio e/ou vídeo de fatos internacionais e pelo envio das notícias ao Brasil.

CORRESPONDENTE BRASILEIRO NO EXTERIOR - MÍDIA ESCRITA - Jornalistas enviados para outros países por jornais, revistas e portais de internet brasileiros, sendo responsáveis pela cobertura jornalística, por meio de textos informativos, de fatos internacionais e pelo envio das notícias ao Brasil.

CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO NO BRASIL - Jornalistas enviados ao Brasil por veículos de comunicação estrangeiros (TV, rádio, jornais, revistas ou internet), responsáveis pela cobertura jornalística de fatos brasileiros e pelo envio das notícias aos países de origem.

 
Executivo de Veículo de Comunicação


Profissionais que ocupem cargos de diretor, diretor-executivo, diretor de redação, diretor de jornalismo, editor-executivo, editor-chefe, presidente, vice-presidente ou publisher em TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

Comunicação
 

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO - Empresa legalmente constituída responsável pela prestação de serviços de assessoria de imprensa a terceiros.

PROPAGANDA E MARKETING - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de matérias dos setores de propaganda e marketing, atuantes em veículos de TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA - Profissionais de departamentos de comunicação de empresas sediadas no Brasil, que se destacam no relacionamento com a imprensa nacional.

 
Empreendedorismo
 

JORNALISTA EMPREENDEDOR - Jornalistas que se destaquem como empreendedores, tendo criado um negócio dentro da área de comunicação (jornalismo, relações públicas, produção de conteúdo etc). O foco é reconhecer aqueles jornalistas-empreendedores que ajudam a gerar empregos para o setor, a movimentar a economia e, principalmente, a fazer a diferença na sociedade.

COBERTURA DE EMPREENDEDORISMO - Jornalistas responsáveis pela reportagem e/ou edição de matérias que ajudem a estimular a cultura empreendedora no país, escrevendo sobre, por exemplos, cases de empreendedorismo, perfil de empreendedores, dicas para empreendedores e empreendedorismo como opção de carreira. Profissionais devem ser atuantes em veículos de TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

 

3. Da elegibilidade

 

3.1. Os vencedores do ano anterior, no caso o ano de 2016, não poderão participar desta edição do prêmio como indicados, finalistas ou vencedores nas mesmas categorias. Somente a partir de 2018 a participação desses profissionais no Prêmio Comunique-se voltará a ser legítima.

 

3.2. A Galeria Comunique-se Mestres do Jornalismo abriga os profissionais/agências que somarem três vitórias consecutivas numa mesma categoria/subcategoria, nos anos em que estiverem habilitados a concorrer, ou cinco vitórias, também numa mesma categoria/subcategoria, em anos aleatórios. Os profissionais/agências que atingirem o reconhecimento máximo do título de membro da Galeria Comunique-se Mestres do Jornalismo serão considerados hors concours e não poderão concorrer mais na categoria/subcategoria em questão durante o intervalo de cinco anos. Estes mesmos profissionais, no entanto, continuarão aptos a concorrer nas demais categorias/subcategorias sem qualquer restrição.

4. CADASTRO PARA VOTAÇÃO

 

Para votar no Prêmio Comunique-se é necessário ter um cadastro válido (perfil) na comunidade mantida pelo Portal Comunique-se, plataforma utilizada pela ferramenta de votação, que dá opção de associar a conta no Facebook com a comunidade do Comunique-se.

5. DA ESCOLHA DOS 10 INDICADOS

 

5.1. A equipe do Comunique-se convidará o público internauta a indicar, no período de 16 de maio a 14 de junho de 2017, por meio do Portal Comunique-se e o site específico do Prêmio Comunique-se, até 3 nomes de profissionais/agências de comunicação em cada uma das categorias e subcategorias.

 

5.2. Os internautas farão suas indicações considerando o conjunto do trabalho das agências e dos profissionais de comunicação no ano de 2016.

 

5.3. A equipe do Comunique-se analisará as indicações dos internautas e definirá a lista final dos 10 indicados em cada uma das 13 categorias e respectivas subdivisões.

 

5.4. Funcionários do Comunique-se, assim como seus parentes e diretamente relacionados, não poderão ser indicados.

 

5.5. Esta fase não conta com o acompanhamento da Deloitte.

6. DA DIVULGAÇÃO DOS 10 INDICADOS

 

Os 10 profissionais/agências de comunicação indicados em cada categoria e subcategoria serão anunciados pelo Comunique-se em 03 de julho de 2017, por meio do site oficial do Prêmio Comunique-se (premio.comunique-se.com.br), do Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br) e, eventualmente, de outros meios de comunicação.

7. Da votação dos três finalistas

 

7.1. Após a divulgação dos 10 indicados em cada categoria e subcategoria, o público será novamente convidado a votar, exclusivamente pela internet, para eleger os três finalistas de cada categoria, no período de 03 de julho a 30 de julho de 2016. Cada usuário poderá votar em até três profissionais por categoria/subcategoria, uma única vez.

 

7.2. Ao término do período desta fase, os votos serão analisados pela Deloitte.

 

7.3. O critério para a escolha dos três finalistas em cada categoria será o somatório dos votos enviados corretamente, na votação, pelos internautas. Cada categoria/subcategoria terá seus votos analisados separadamente.

 

7.4. Caso haja empate em número de votos, serão utilizados o seguinte critério: passará para a próxima fase o profissional mais velho – no caso de empate entre agências, será classificada para a próxima fase a empresa que estiver há mais tempo no mercado.

7.5. Se após a aplicação do critério de desempate se mantiver, todos os candidatos empatados serão classificados como finalistas para a próxima fase. Não será divulgado o número de votos de cada indicado. A Deloitte acompanhará a execução do critério de desempate.

8. Da divulgação dos três finalistas

 

Os três finalistas em cada categoria/subcategoria serão anunciados pelo Comunique-se em 14 de agosto de 2017, por meio do site oficial do Prêmio Comunique-se (premio.comunique-se.com.br), do Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br) e, eventualmente, de outros meios de comunicação.

9. Da votação dos vencedores

 

9.1. Após a divulgação dos três finalistas em cada categoria e subcategoria, os internautas serão novamente convidados a apontar o vencedor de cada categoria, de acordo com suas preferências, exclusivamente pela web, no período de 14 de agosto a 10 de setembro de 2017. Cada internauta poderá votar em um profissional por categoria/subcategoria, uma única vez.

 

9.2. Ao término do período desta fase, os votos serão analisados pela Deloitte.

 

9.3. O critério para a escolha dos três finalistas será o somatório dos votos enviados corretamente pelos usuários cadastrados. Cada categoria/subcategoria terá seus votos analisados separadamente.

 

9.4. Caso haja empate em número de votos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, respeitando a respectiva ordem, e de forma sucessiva:

  • 9.4.1. Será considerado vencedor o candidato que obtiver o maior número de votos válidos na fase anterior;

  • 9.4.2. Será considerado vencedor o candidato que obtiver o maior número de votos válidos na primeira fase.

    Caso permaneça empate, será utilizado o critério seguinte:

  • 9.4.3. Será considerado vencedor o profissional mais velho – no caso de empate entre agências, será considerada vencedora a empresa que estiver há mais tempo no mercado.

  • 9.4.4. Se após a aplicação dos critérios de desempate acima definidos, os candidatos permanecerem empatados, todos os empatados como finalistas serão considerados vencedores. Não será divulgado o número de votos de cada finalista. A Deloitte acompanhará a execução dos processos para desempate.

 

10. Dos vencedores

 

10.1. Os vencedores do Prêmio Comunique-se 2016 serão aqueles profissionais que obtiverem o maior número de votos em cada categoria

11. Da divulgação dos vencedores

 

11.1. Os profissionais vencedores de cada categoria e subcategoria serão anunciados durante a cerimônia de premiação que será realizada na cidade de São Paulo na noite de 26 de setembro de 2017.

12. Do prêmio

 

12.1. Os 84 profissionais/agências finalistas receberão, cada um, o Troféu Comunique-se em reconhecimento ao conjunto de seus trabalhos no período estabelecido por esta edição do prêmio. Os 28 ganhadores receberão, cada um, mais um troféu, como mérito por serem os grandes-vencedores da edição.

13. Das disposições finais

 

13.1. As decisões do Comunique-se são soberanas e não caberão recursos de qualquer natureza para contestá-las, dispositivo com o qual todos os participantes manifestam tacitamente estar de pleno acordo.

 

13.2. O Comunique-se se reserva o direito de modificar datas ou reformular parte do regulamento sem prévio aviso aos participantes, por motivo de força maior ou caso seja necessário, segundo seu discernimento, para o melhor andamento do Prêmio Comunique-se.

 

13.3. Todos os direitos do Prêmio Comunique-se estão reservados à empresa Comunique-se S.A..

 

13.4. Qualquer dúvida a respeito deste regulamento pode ser esclarecida por meio do e-mail premio@comunique-se.com.br.

14. Cronograma de atividades

 
ATIVIDADE PERÍODO
Lançamento oficial 16 DE MAIO
Votação online dos 10 indicados por categoria 16 De MAIO A 14 DE JUNHO
Definição dos 10 indicados por categoria
15 DE JUNHO A 02 DE JULHO
Divulgação dos 10 indicados por categoria 03 DE JULHO
Votação online p/ escolher 3 finalistas por categoria
03 DE JULHO A 30 DE JULHO
 
 
Apuração dos 3 finalistas por categoria
31 DE JULHO A 13 DE AGOSTO
 
Divulgação dos 3 finalistas por categoria 14 DE AGOSTO
Votação online p/ escolher vencedores
 
 

14 DE AGOSTO A 10 DE SETEMBRO

Apuração dos vencedores

11 A 25 DE SETEMBRO

Divulgação dos vencedores - festa de premiação

26 DE SETEMBRO