O Prêmio Comunique-se 2017 foi lançado oficialmente na noite desta terça-feira, 16, em evento que reuniu profissionais de diversos meios e veículos da imprensa brasileira em São Paulo. No jantar foi revelado como tema da vez: “Os Monstros Sagrados do Jornalismo”. A estreia do evento também foi o momento de abertura das votações online que irão definir os grandes vencedores do ano.

Durante a competição, o público tem o importante papel de eleger – em três etapas – os profissionais da imprensa que receberão o troféu. Na primeira fase, que se estenderá até 14 de junho, os internautas poderão indicar, por meio do site da premiação, até três nomes para concorrer em cada uma das 13 categorias.

Em 3 de julho, os organizadores do Oscar do Jornalismo brasileiro divulgarão os nomes dos 10 profissionais que receberam mais indicações na primeira etapa. Na mesma data, é dada a largada para a segunda fase das votações, que vai até 30 de julho. Desta vez, com o top 10 já definido, o público vota com objetivo de decidir os jornalistas que irão para a terceira fase da competição.

Em cada categoria, os três profissionais que receberem mais votos no ranking de 10 indicados serão os finalistas do Prêmio Comunique-se 2017. A divulgação dos nomes será realizada em 14 de agosto, data em que será dada a largada para a terceira fase de votações e, ainda, quando serão entregues aos finalistas os convites personalizados com o tema “monstruoso” deste ano.

Na reta final da corrida pela Oscar do Jornalismo nacional, o público terá até 10 de setembro para definir os grandes vencedores de cada uma das 13 categorias. Os troféus serão entregues na noite de 26 de setembro em jantar de gala da imprensa, realizado na casa de shows Tom Brasil, localizada na zona sul de São Paulo.

O Prêmio Comunique-se, além de contemplar os destaques da imprensa por suas atuações profissionais, é realizado com a missão de inspirar novas gerações de comunicadores a se dedicarem ao jornalismo com seriedade, ética, responsabilidade e compromisso com a verdade.