O Prêmio Comunique-se está na reta final da segunda fase de votações, que vai até 31 de julho. A missão do evento nesta edição é nomear os rockstars do jornalismo brasileiro. Entre os veículos que figuram as listas de indicados, a ESPN é o que possui maior número de representantes na disputa pelo Oscar do Jornalismo Brasileiro na categoria "Esportes".
 
Entre os concorrentes, o jornalista Everaldo Marques, que está nos canais ESPN desde 2005 e aparece na sub-categoria de "Locutor Esportivo". A emissora também conta com o comentarista esportivo Juca Kfouri, que figura a lista dos indicados em "Mídia Falada". Todos os competidores da segunda fase foram escolhidos pelo público por meio de votação aberta.
 
Ainda em mídia falada, mais um integrante do time dos canais ESPN foi eleito pelo público: o jornalista Mauro Cezar Pereira. O profissional também foi destaque com seu trabalho na web pelo mesmo veículo, indicado para concorrer entre os 10 melhores na  sub-categoria "Mídia Escrita".
 
Votação
Na segunda fase do Prêmio Comunique-se 2016, que aceitará votos até 31 de julho, o público escolherá os três finalistas para cada categoria/subcategoria. A votação está aberta por meio do site do Oscar do Jornalismo Brasileiro. As estrelas campeãs serão reveladas na grande noite de gala, em festa realizada na casa de espetáculos Tom Brasil, em São Paulo, em 27 de setembro.